Bom tempo adia festejos de carnaval

loading...

Costuma ser o contrário, mas desta vez o inédito teve lugar em Torres Vedras, naquele que é considerado um dos carnavais mais típicos de Portugal. E foi tudo em sinal de solidariedade.

Reunidos numa espécie de assembleia magna num anexo ao quartel de bombeiros local, as forças vivas do concelho manifestaram-se a favor do adiamento de quaisquer festejos na cidade até à chegada do mau tempo. O motivo prende-se com a ausência de chuva que provoca seca na região com consequentes prejuízos na lavoura.

Os foliões decidiram mostrar-se solidários com os agricultores, que têm andado tristes e amargurados, e até já deixaram de acreditar nas previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera que desde há algum tempo falava em aguaceiros. Tal como deixaram de fazer fé nas palavras do Ministro da Administração Interna, que tentou tranquilizá-los dando a entender ir colocar-lhes à disposição um montante para cobrir os prejuízos.

Prometeu-lhes aceso a uma verba mas não disse quando. Talvez quando ele próprio se vir ressarcido do esforço que tem feito para salvar a floresta, plantando, no lugar de pinheiros e eucaliptos, carvalhos e sobreiros. Só que até tal acontecer e diminuir o número de fogos, deve ser preciso esperar que as novas espécies se consolidem no terreno e desenvolvam, o que no caso destas árvores só é provável que aconteça daqui a uns 50 anos.

loading...